UTI.
De 14:00 hs às 15:00 hs – Dois visitantes por paciente.
Unidade de Internação – BLOCOS - G, H, I.
De 16:00 hs às 17:00 hs – Dois visitantes por paciente.
De 20:00 hs às 21:00 hs – Dois visitantes por paciente.
Troca de Acompanhantes:
Com o objetivo de garantir a segurança e o repouso adequado aos nossos pacientes em tratamento, bem como garantir a organização hospitalar, a troca de acompanhantes deverá acontecer nos seguintes horários:
De 07:00 hs às 08:00 hs - Um acompanhante.
De 19:00 hs às 20:00 hs - Um acompanhante.
* É obrigatório a apresentação de documento pessoal com foto.
* É obrigatório ao acompanhante sempre portar o cartão de acompanhante.
* É obrigatório ao visitante sempre portar o cartão de visitante.
* Proibido visitas aos pacientes do Pronto Socorro.
Para que as visitas transcorram da melhor maneira possível, é fundamental conhecer o passo a passo do horário de visita:
1. Todo visitante, ao chegar na Fundação Hospitalar de Janaúba, deve se identificar na Recepção apresentando o RG ou outro documento com foto;
2. São permitidos, no máximo, dois visitantes por vez nas Clínicas de Internação por questões de segurança. Na UTI, é permitido dois visitantes de cada vez;
3. Também na UTI, não é recomendado que crianças façam visitas. No entanto, caso seja necessário, visitas de crianças poderão ser realizadas desde que haja uma avaliação prévia do psicólogo do hospital;
4. Ao terminar o horário de visitas, a troca de acompanhantes, se necessária, deverá ser feita dirigindo-se à Recepção da Fundação Hospitalar de Janaúba. Os acompanhantes deverão apresentar o RG ou outro documento com foto para que seja feito cadastrado;
5. Visitas poderão não ser autorizadas se houver restrição por critérios médicos;
A recepção da Fundação Hospitalar de Janaúba está aberta 24 horas por dia para orientações e esclarecimento de dúvidas aos visitantes.
A melhora do paciente também depende de seu visitante.
Embora a Fundação Hospitalar de Janaúba possua um controle rígido de infecções, a saúde do paciente pode ficar comprometida caso não sejam obedecidas algumas normas de visitação. Leia-as com atenção:
- Lave as mãos antes e após usar o banheiro, antes de se alimentar e sempre que estiverem sujas. Além de higiênico, é uma forma de respeito ao paciente e evita o surgimento de infecções.
- “Precaução” é uma série de medidas adotadas para prevenir e controlar a disseminação de microrganismos no ambiente hospitalar. Quando o paciente estiver em “precaução”, siga todas as recomendações presentes na porta do quarto, como usar luvas, avental ou máscara. Caso tenha alguma dúvida, pergunte à equipe de enfermagem.
- Não sente ou deite na cama do paciente e não utilize utensílios e materiais de uso exclusivo do hospital.
- Não coma a comida do paciente, pois poderá haver contaminação.
- Não traga alimentos para o paciente. A sua dieta é preparada por uma equipe de nutricionistas que avaliam as condições clínicas de cada paciente e quais serão os nutrientes necessários para a recuperação.
- Não visite um paciente se você estiver apresentando: febre, gripe, resfriado ou diarreia, bem como qualquer doença transmissível.
- Os hospitais costumam abrigar pessoas que estão com doenças contagiosas. Não traga crianças menores de 12 anos ao visitar um paciente. Por possuírem uma resistência imunológica baixa, elas estão mais sujeitas à contaminação.
- Lixo fora do local adequado torna-se fonte de insetos. Jogue os lixos e resíduos nos locais apropriados. Esta é uma forma de contribuir para preservar o meio ambiente.
- Não mexa nos equipamentos nem interfira nos procedimentos médico-hospitalares. Se tiver alguma dúvida, chame a enfermagem.
- Não será permitida a entrada de flores naturais, pois a umidade e a presença de material orgânico em decomposição na terra dos vasos favorece o crescimento de bactérias e fungos, além de atrair insetos. A presença de flores no hospital está relacionada a infecções, principalmente fúngicas.
- Não é permitido fumar nas dependências da Fundação Hospitalar de Janaúba (Lei Federal nº 9.294/96). A fumaça expelida durante o ato de fumar é prejudicial, tanto para quem está em plena saúde quanto para o paciente.
- A permanência de acompanhantes está facultada à autorização do Serviço de Assistência Social do hospital e é obrigatório portar o cartão de acompanhante.
- Em caso de dúvidas, procure a equipe de enfermagem.
Solidariedade e responsabilidade podem fazer a diferença na vida do seu ente querido. Ao seguir cada uma das orientações acima, você minimiza o risco de infecções e contribui para uma progressiva melhora na saúde do paciente. A equipe de enfermagem está à disposição para qualquer dúvida ou situação de emergência.